KARATE - Contra quem lutamos?

08/06/2011 10:40

O Karate é uma Arte Marcial, desenvolvida na ilha de Okinawa, ao sul do Japão. As Artes Marciais tiveram origem da necessidade dos povos defenderem-se contra agressores, ladrões, invasores de terra, forças imperiais e demais conflitos. Por isso o termo “Marcial”, que se refere a Marte, na mitologia, o “Deus da Guerra”.

Porém, no mundo de hoje, a violência urbana é bem diferente da maneira como acontecia séculos atrás, pois, além da ameaça dos criminosos, na qual, aliás, pouco pode ser feito, sofremos ataques de vários “inimigos ocultos” da vida moderna. Disfarçados por rótulos da sociedade, como trabalhar demais para ter mais e ser mais, correr (de carro) para chegar mais rápido, dormir tarde porque é preciso utilizar cada minuto do pouco tempo que dispomos para cumprir todas as tarefas e responsabilidades. Isso tudo aliado a falta de atividades físicas vai aos poucos trazendo prejuízos a nossa saúde e qualidade de vida.

Sabemos que o corpo humano historicamente foi adaptando-se para viver em situações de movimento e esforço: caçar, correr, subir em árvores, fugir, plantar, etc. Mas o que fazemos hoje? Temos telefone, internet, controle remoto, meios de transporte e comida abundante ao nosso alcance. Apenas caminhar até o quintal para buscar o jornal não vai fortalecer os músculos das paredes do coração ou muito menos melhorar a capacidade pulmonar de alguém!

Se os antigos mestres de Artes Marciais lutavam contra Samurais e Ninjas para salvar as suas vidas, eu diria que hoje o inimigo é muito mais perigoso! Ele mudou a sua forma, agora está invisível e silencioso. Não ataca com espadas, lanças ou qualquer outro artefato militar como acontecia em outras épocas, mas vai diretamente ao coração para provocar um infarto fulminante! Também ataca aos poucos o sistema nervoso central, levando você a sentir cansaço, ansiedade, nervosismo, insônia, dores de cabeça, sensação de insatisfação pessoal, dentre outros males. E esse combate com o “inimigo oculto” dos tempos modernos é muito difícil, porque ele é poderoso e tem a seu favor toda a organização da sociedade, a mídia, o sistema. Eu diria que se vida fosse um jogo de luta, a cada dia que passa, seria um ponto a favor da morte! Mas há uma maneira de enfrentá-lo, não que seja fácil, mas simples, pois está ao nosso alcance e pode ser iniciada a qualquer momento: o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis, como praticar atividades físicas, alimentar-se corretamente, dormir com qualidade, desenvolver paz interior, auto-confiança, auto-estima e controle emocional.

Um praticante que dominou as técnicas do Karate, em uma situação real de perigo, pode ser capaz de defende-se contra vários adversários ao mesmo tempo. Mas acredite, os piores inimigos são combatidos aos poucos, a cada dia em que ele coloca o seu uniforme de treino e vai para a aula praticar os golpes. Ao exercitar-se com socos, chutes, defesas e demais formas de treinamento sistematizado na disciplina milenar do Karate, ele está fortalecendo o próprio corpo, tornado os músculos mais resistentes e melhorando desde o sistema imunológico até a capacidade de raciocínio e de compreensão.

O Karate pode ser também entendido como uma forma de “meditação em movimento”, no qual a repetição de determinados Katas, que são as coreografias de técnicas, auxiliam no desenvolvimento integral de quem o executa, levando a uma considerável melhoria na qualidade de vida. Há também de se destacar a sua prática enquanto hobby e esporte de luta, onde sair da rotina e ter uma atividade lúdica, além de benefícios a saúde e capacidade de defesa pessoal, proporciona enorme satisfação pessoal e grandes amizades.

 

André Sarturi Maraschin – 18/05/2011

 

* As aulas de Karate no Clube R. Dores são realizadas nas SEGUNDAS e QUARTAS-FEIRAS, às 18h30m para crianças de 6 a 14 anos e às 19h30m para jovens e adultos.

 

** O Professor André S. Maraschin é Faixa Preta – 3º Dan, filiado na Federação Gaúcha de Karate, e graduado em Educação Física pela UFSM, CREF: 8300.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!